sábado, 25 de julho de 2009

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Cultura pop japonesa

Personagens saltaram dos mangás, animes, filmes e séries japonesas para os pavilhões do Centro de Convenções no fim de semana, de 17 a19 de Julho, uma multidão se reuniu para conferir a nona edição da Super Amostra Nacional de Animes (Sana). Jornal o Povo 18/07/2009

No domingo dia 19 ultimo dia, por volta das 10:30 da manhã, fui deixar minha sobrinha Gabriela de 13 anos de idade neste evento. Quando chegamos, nos deparamos com uma fila enorme para entrar que a muito tempo eu não via. Fiquei surpresa com amultidão fora e dentro do centro de convenções, e também com as pessoas, adolescentes, pós-adolescentes vendidos com as roupas dos personagens em quadrinho japonês.

Fortaleza é mesmo surpreendente, ou podemos dizer que Fortaleza se esconde atrás dos muros!?

Acho que estou pedida no tempo da Fortaleza.







sábado, 11 de julho de 2009

Viçosa do Ceará

Viçosa do Ceará é o primeiro município criado na Serra da Ibiapaba, inicialmente habitada por índios Tabajaras pertencentes ao ramo Tupi, anacé, arariú e croatá do ramo Tapuia. Viçosa foi antiga aldeia de índios dirigida por padres da Companhia de Jesus(Veja Missão da Ibiapaba). Foi desbravada ao findar o século XVI, quando do contato dos índios com os franceses, vindos do Maranhão entre 1590 e 1604, data em que foram expulsos por Pero Coelho de Sousa, quando este fazia tentativas de colonização portuguesa no Ceará.

Marco importante da história de Viçosa do Ceará foi a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção.

Em fevereiro de 2006, eu e mais um grupo de fotógrafos, a convite da nossa amiga fotógrafa Janine Mapurunga, com raízes na cidade e da secretaria de cultura, passamos um final de semana fotografando esta linda cidade.
Com o resultado da produção fotográfica fizemos uma exposição na galeria do Ifoto (Instituto da Fotografia).











sábado, 4 de julho de 2009

Índios Tabetas

Manifestações culturais dos Índios Tapeba

Ao longo do ano os índios tapebas realizam algumas manifestações culturais. Dentre as mais importantes estão a festa da Carnaúba, a festa do milho, o dia do índio Tapeba entre outras, cada uma delas tem seu significado: a festa da Carnaúba é uma homenagem que os índios fazem a essa palmeira tão importante para o Povo Tapeba, pois ela é riquíssima pelas muitas utilidades com a semente, o caule e as palhas, o caule é usado como estrutura para nossas ocas, das palhas extraímos uma fibra usada em 70% de nosso artesanato, a palha serve para fazer as paredes e cobertura das ocas e o fruto é comestível.

A festa do Milho é para comemorar a boa colheita, então ao final de cada colheita acontece a festa com jogos brincadeiras que alem da agradecer a boa colheita as índias fazem diversas receita com o milho (auiti).

O dia 03 de Outubro é comemorado o dia do índio Tapeba a data foi escolhida para marcar o dia do falecimento do guerreiro Vitor Tapeba.

Fotos_ Sheila Oliveira